quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A. 1 - Ficha de leitura sobre as etapas do processo de investigação científica

O trabalho de investigação (problemática da aquisição do conhecimento científico) coloca-se de igual modo quer para os fenómenos naturais quer para os fenómenos sociais.
Deve ser conduzido progressivamente em direcção a um objectivo e de acordo com determinado procedimento  (a sua metodologia).
De acordo com alguns autores (1), o procedimento científico comporta sete etapas, cada uma delas com os seus actos próprios.

1ª Etapa - A pergunta de partida
      Sendo o ponto de partida (sempre constante) de toda a investigação, ela deverá exprimir clara e inequívocamente aquilo que se pretende procurar.  Para que esse desempenho seja válido, a pergunta de partida deverá apresentar qualidades de:

     a)-  clareza  (ser precisa, concisa e unívoca);
     b)-  exequibilidade  (ser realista);
     c)-  pertinência  (ser uma verdadeira pergunta, estudar a realidade existente, propondo as
           mudanças através do funcionamento existente.

2ª Etapa:  A Exploração
     É o passo seguinte do procedimento científico.  Com ele, procura-se obter a melhor qualidade de informação relativamente ao objecto em estudo e à melhor forma de o abordar.
É composto por dois vectores que, a maior parte das vezes, caminham em paralelo:

     a)-  o trabalho de leitura  (claramente ligado à pergunta de partida) deverá considerar os elementos
           de análise, a sua dimensão e  as  diferentes interpretações existentes.  Os  meios  bibliográficos
           deverão ser bem adequados ao objecto (tema) escolhido.  Deverá,  finalmente,  proceder-se  ao
           resumo da documentação consultada,  de modo  a  destacar  as  ideias essenciais e compará-las
           entre si;

     b)- as  entrevistas  exploratórias  permitirão   enriquecer  as  leituras  efectuadas,  trazendo-lhes  a
          realidade do quotidiano.

3ª Etapa -  A problemática
     Uma vez tomada consciência dos factos (fenómenos) estudados, há que decidir da forma como efectuar a sua abordagem.  O investigador deverá ter presente a possibilidade de abordagens alternativas de modo a escolher o quadro teórico que melhor se adapte à solução do problema e sobre o qual exista um domínio suficiente.

4ª Etapa - A construção do modelo de análise
     Escolhida a problemática, segue-se, naturalmente, a fase da construção do modelo de análise.
    Com esta fase pretende-se construir as hipóteses e o modelo que servirão as fases seguintes do procedimento científico.  É composta por um conjunto de conceitos e hipóteses que se articulam entre si de modo a produzirem uma matriz coerente de análise.
     Deverá precisar-se, com rigor, as:

     1)-  dimensões dos conceitos e seus indicadores;
     2)-  relações entre conceitos;
     3)-  relações entre hipóteses.

5ª Etapa - A observação
     Trata-se de uma etapa intermédia entre a construção dos conceitos e das hipóteses e a análise dos dados utilizados para testar as informações reunidas.  Aqui, o modelo escolhido é confrontado com os dados recolhidos.
     Esta etapa permitirá responder às questões:

     a)-  observar o quê?  -  a resposta a esta questão permitirá determinar quais os "dados pertinentes"
                                         à verificação das hipóteses;

     b)-  observar em quem?  -  a resposta permitirá delimitar o campo de observação;

     c)-  observar como?  -  a  resposta  permitirá   conceber  o  instrumento  habilitado  a  fornecer  as
                                         informações adequadas e necessárias ao teste das hipóteses, testá-lo  antes
                                         da  sua utilização sistemática  e, finalmente, após o(s)  teste(s) positivo(s),
                                         passar   a  utilizá-lo   sistematicamente   na    recolha  dos  dados   julgados
                                         pertinentes.

6ª Etapa - A análise das informações
     É a fase do tratamento da informação obtida.  Os principais métodos utilizados são a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo.
      Genericamente, esta fase compreende 3 operações:

     a)- a descrição dos dados;
     b)- a medição das relações entre as variáveis existentes, de acordo com a forma como essas relações
          foram definidas pelas hipóteses;
     c)- a  comparação  das   relações  reais (observadas)  com  as relações  teorica ou modeladamente    
          esperadas;
     d)- no  caso  de  existirem  diferenças,  deverá  apurar-se  a  origem  das   discrepâncias  e  tirar  as 
          conclusões adequadas.

7ª Etapa - As conclusões
     É a última etapa de um trabalho  (procedimento) de investigação científica.  Compreende, geralmente, três aspectos:

     1)-  a retrospectiva das linhas metodológicas seguidas;
     2)-  os novos contributos para o  conhecimento respeitantes ao objecto estudado:  quer  corrigindo
            conhecimentos anteriores, quer adicionando novos conhecimentos.
     3)- a aplicabilidade da nova matriz de conhecimento relativa ao objecto em estudo, com publicação
           e divulgação da mesma.


(1) CAMPENHOUDT, L.V. e QUIVY, R (1995), Manuel de Recherche en Sciences Sociales, Paris,
      Dunod.