Endereço: http://www.degois.pt/
A.1 - O que é?
A Plataforma de Currícula DeGóis é um instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e outras informações curriculares dos Investigadores Portugueses.
Consiste num portal cujas principais funcionalidades são a gestão individual do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores e a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores e a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum.
A.2 - Objectivo
A FCT, organismo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apoia o desenvolvimento da plataforma DeGois que oferece funcionalidades mais avançadas que as actualmente disponíveis no FCTSIG para o registo de currículos.
A.3 - Quem organiza e gere
A Plataforma DeGóis é propriedade da FCT que, através de um protocolo quadripartido entre esta, o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil, garante a manutenção dos princípios básicos da Plataforma DeGóis e estabelece a forma jurídico-institucional com que o projecto será desenvolvido.
A.4 - Conteúdos
Indicadores
A.5 - Perguntas frequentes
P - Quem pode criar um curriculum DeGóis?
R- Independentemente das instituições aderentes, todos os investigadores podem criar um curriculum DeGóis.P - Como é que a minha instituição pode ser uma instituição aderente?
R-A direcção da instituição deve solicitar para o endereço de correio electrónico degois@fct.mctes.pt, o seu pedido de adesão. A adesão está isenta de encargos.
P - Quais são os benefícios da adesão institucional ao DeGóis?
R- Ligação ao portal e aos contactos, a possibilidade de produzir relatórios agregados com a informação curricular pelos diferentes níveis orgânicos e produção de indicadores por instituição.
P - As áreas de conhecimento seguem algum padrão internacional?
R- As áreas de conhecimento seguem a tabela definida pela OCDE v.2007, organização da qual Portugal é membro, até ao segundo nível.
A.6 - Redes
A Plataforma DeGóis encontra-se envolvida com os seguintes parceiros internacionais de gestão de ciência e tecnologia:
Rede Scienti
http://www.scienti.net/
EuroCRIS – Current Research Information Systems
http://www.eurocris.org/
B)- PORTAL: "ScienTI - Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para
a Gestão de Ciência, Tcnologia e Inovação"
Endereço: http://www.scienti.net/php/index.php?lang=pt
B.1 - O que é?
ScienTI é uma rede pública de fontes de informação e conhecimento que, com o objectivo de contribuir para a gestão da actividade científica, tecnológica e de inovação, promove um espaço público e cooperativo de interacção entre os actores dos sistemas e comunidades nacionais de ciência, tecnologia e inovação dos países membros.
B.2 - Objectivo
A rede visa a identificação actualizada de recursos humanos qualificados, instituições e projetos de pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de políticas e capacidades nacionais em CT&I, assim como promover programas de cooperação internacional.
B.3 - Quem organiza e gere
Os princípios de concepção, desenvolvimento, disponibilização e operação das Fontes de Informação da Rede SCienTI prevêem o atendimento às necessidades dos diversos actores ligados a CT&I, como pesquisadores, estudantes, gestores, etc.
Tanto a captura e formação das informações nacionais de CT&I, como a sua divulgação pela Web, são flexíveis às decisões de cada partícipante na Rede SCienTI. Na origem das informações está o processo com que cada país deverá organizar seus dados nacionais.
B.4 - Conteúdos
O conjunto de sistemas, bases de dados e portais desenvolvidos no âmbito da Rede SCienTI forma a arquitectura integrada dos seguintes componentes de Fontes e Tecnologia da Informação:
* Sistemas de Informação em CT&I
* Diretórios de Informação em CT&I
* Portais relacionados à CT&I
* Notícias em CT&I
Na opção pela adopção dos Sistemas da Rede SCienTI, a publicação dos dados nacionais na Fonte de Informação correspondente é conseqüência natural do processo de utilização dos sistemas. No caso de o país adoptar instrumentos próprios, a sua participação está condicionada à compatibilização XML das unidades de informação e à responsabilidade de publicação dessas informações, de forma periódica, na Fonte de Informação correspondente.
C - PORTAL: "Eurocrisis - Current Research Information Systems"
Endereço: http://www.eurocris.org/
C.1. - O que é?
EuroCRIS é uma organização europeia, sem fins lucrativos, responsável pela divulgação do trabalho sobre sistemas de CRIS (Current Research Informatiom System ou Sistemas de Informação para a Investigação em Curso). Trata-se de uma ferramenta de informação destinada a permitir o acesso e a divulgação de informações sobre investigação, que inclui resultados provenientes de pessoas, projectos, organizações e publicações.
C.2 - Objectivo
A EuroCris tem por objecto a constituição de um ponto de referência para a informação relacionada com o desenvolvimento e a promoção dos CRIS.
Entre outras iniciativas, destacam-se as seguintes:
- Promover e melhorar a comunicação e a interacção entre CRIS globais;
- Manter e publicar o CERIF (Common European Research Project Information Format) e todas as normas aprovadas pelo euroCRIS;
- Organizar e realizar conferências bienais CRIS e outros eventos;
- Organizar e realizar, com parceiros estratégicos, seminários anuais sobre temas relacionados com a CRIS e a investigação europeia;
- Ser uma fonte de conhecimentos especializados em CRIS destinada aos membros e a outros grupos, ao abrigo de acordos firmados.
- Promover a realização de foruns destinados a explorar novos conceitos e tecnologias emergentes (incluindo a qualidade dos dados, normas, etc).
C.3 - Conteúdos:
Cursos:
- CERIF para principiantes
- CERIF avançado
- CRIS